Ligamos para Você
Telefones para Contato
RIO DE JANEIRO 21 99666-3535

Últimos Artigos » O que é alvenaria estrutural?

Publicado na Quinta, 14 de março de 2019, 15h13
O que é alvenaria estrutural?

O que é alvenaria estrutural? Podemos definir como o processo construtivo que tem como característica o emprego de paredes como estrutura de suporte básico no edifício, sendo seu principal conceito estrutural ligado à transmissão de ações através de tensões de compressão.

Podemos dizer que, o que é alvenaria estrutural é uma parede que é capaz de desempenhar dois papéis que são: suporte estrutural e vedação vertical.

O que é alvenaria estrutural? Dentro de estruturas convencionais podemos dizer que essas estruturas são produzidas de aço ou de concreto armado e a transferência das cargas até as fundações são feitas por meio de pórticos.

Já a alvenaria estrutural é o elemento “portante - resistente” que vai desde o ponto de aplicação das cargas até a fundação. É fundamental explicar que nem todas as paredes são portantes em um edifício produzido em alvenaria estrutural, ou seja, algumas paredes têm a função de vedação, podemos citar como exemplo divisões de ambientes.

O ideal é evitar paredes de vedação e conceber a edificação com paredes estruturais, pois o enrijecimento da edificação, estabilidade, deslocamento e outros fatores responderão melhor.

 

O que é alvenaria estrutural? Conheça a história

 

A alvenaria estrutural foi a técnica mais usada até o começo do século XX. Na história da humanidade, é possível observar a alvenaria estrutural em construções egípcias, romanas, nas catedrais europeias e medievais e, ainda, em construções sumérias.

Surgiram teorias matemáticas que apontam o comportamento dos elementos estruturais, porém as estruturas que são projetas de forma empírica fazem uso de técnicas que foram transmitidas de geração para geração, os avanços são motivados tendo como base a experiência anterior e isso é evidenciado até os dias de hoje.

O exemplo mais marcante de alvenaria estrutural é Monadnock Building construída em Chicago entre os anos de 1889 e 891 com 16 andares, medindo 65 metros de altura e com paredes no térreo com espessura de 1,80 metros.

No Brasil em 1966 com 4 pavimentos e em 1972 com 12 pavimentos (Central Parque da Lapa), ambos com blocos de concreto e engenheiro estrutural José Luiz Pereira, são os primeiros edifícios em alvenaria estrutural do Brasil.

 

Precisando de um projeto estrutural diferenciado? O projeto estrutural tem como finalidade definir corretamente a localização de vigas, pilares, lajes, paredes e outros elementos sem comprometer a arquitetura e gerar custos a mais ou a menos no orçamento final ou ainda, correr o risco de apresentar problemas futuros na estrutura da edificação. Ezat, serviços de Reforço Estrutural e Laudo Estrutural para obras. Entre em contato e saiba mais!